domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um domingo e um macarrão



Por que será que domingo dá vontade de comer macarrão? Minha família nunca teve hábito de comer massa, não temos ascendência italiana, mas hoje tive uma súbita e louca vontade de comer um macarrão quentinho, com molho feito de tomates de verdade e um monte de coisinhas boiando nele. Um macarrão com tudo dentro.

Enquanto pensava nos ingredientes dessa receita, refleti um pouco sobre as propriedades emocionais do macarrão. Acho que macarrão tem a função de agregar as pessoas e fazê-las se sentirem acolhidas, reconfortadas. Deve ser por isso que ninguém se sente sozinho diante de um prato de macarrão.

Nada falta a alguém que tem amigos e macarrão. E foi isso que tive hoje: oito mãos para preparar verdadeiros clássicos de domingo. Na onda “retrô atualizado” proposta pela matéria de capa do Paladar dessa semana, preparamos macarrão com tudo dentro, almôndegas recheadas com provolone e berinjela doce. Ah, e pra beber: ponche! Nesse post, vou publicar as receitas do macarrão e do ponche, as outras merecem postagens futuras, exclusivas e comentadas.

Macarrão com tudo dentro
300g de espaguete
1 lingüiça calabresa defumada
200g de champignon
2 colheres (sopa) de amêndoas
2 colheres (sopa) de passas pretas
50g de azeitonas portuguesas
4 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
Azeite
Sal
Salsa picada
Pimenta calabresa
Enquanto o macarrão cozinha, frite a linguiça (sem casca e fatiada) com um pouco de azeite. Quando estiver frita, acrescente a cebola, refogue por um minuto e junte o alho. Refogue por mais um minuto e acrescente os tomates picados (pode ser com ou sem casca, mas sem sementes). Deixe cozinhar até os tomates começarem a desmanchar. Junte o champignon, as amêndoas, as passas, as azeitonas e a pimenta. Corrija o sal. Acrescente a manteiga e, quando derreter, misture o macarrão. Desligue o fogo polvilhe a salsa. Sirva quentinho e aconchegante.

Ponche reloaded (receita adaptada da do chef Chef Renato Carioni, publicada no suplemento Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo, em 18/02/2010)
1 garrafa (750ml) de vinho frisante rosé (usei o Salton Lunae Rosé Demi-Sec)
750 ml de soda limonada
1/2 abacaxi pérola
2 maçãs Fuji
Misture as bebidas com as frutas picadas. Sirva gelado e refrescante.

5 comentários:

  1. delícia... esse post justamente quando eu estou preste a me despedir do glúten... vou ter que adaptar a receita para massa de arroz.
    achei chique essa coisa de corrigir o sal.
    adorei a receita. as delícias por aqui estão demais!
    o ponche eu passo, prefiro bebidas mais de macho; tipo cachaça, cerveja e o bom e velho domecqão (além do whiskynho para os dias de festa).

    ResponderExcluir
  2. acreditas que a verificação de palavras do comentário anterior foi a palavra "comem"... incrível!!

    ResponderExcluir
  3. Cindy, receita aprovadíssima! Estava delicioso, me fartei como o Nhonho. Só espero que a pança não me denuncie... rs...

    ResponderExcluir
  4. André: que papo é esse de cortar o glúten? Tá maluco, seu magnético?? Ó hoje eu me superei na inclusão digital: não só descobri o endereço do seu blog como o estou seguindo! bisou

    Joe: Te amo, meu querido Nhonho... ah, eu acho que vou fazer umas mudanças na receita da berin doce antes de publicar. Depois conversamos a respeito. Cariños

    ResponderExcluir
  5. Não tem mais nada pra cortar??? hahaha
    Delícia, Cínthia e a foto ficou ótima! bjo!!

    ResponderExcluir