quarta-feira, 10 de março de 2010

Valeu, André!


Esse post é pro meu grande e querido amigo André D’Abô que, além de existir, é poeta e seguidor deste humilde bloguinho de sabores. Essa semana, André me lembrou das maravilhas da culinária natureba, mandando a receita do preparo de um arroz integral megaturbinado. Vou experimentar quando fizer um peixe assado e publico aqui na sequência.

Sou uma grande entisuasta da culinária vegetariana. Acho particularmente desafiador transformar um chuchu, um quiabo, um inhame, em algo delicioso. Fui apresentada ao vegetarianismo há uns quatro ou cinco anos, quando namorei, pela terceira vez, o Fábio (espero que eu cozinhe melhor do que administro minha vida afetiva...). O Fábio é rastafari e, como todo rastafai, é vegetariano, não come produtos industrializados, nada de glutamato monossódico, etc... toda uma gama de restrições alimentares. E, embora estimule a criatividade, acho muito biodesagradável esse negócio de "não como isso", "não como aquilo"... bem, o fato é que a experiência me rendeu um novo cardápio, baseado em tudo o que a terra dá, e cinco quilos a menos, por compartilhar - involuntariamente - da dieta vegetariana...

Espaguete com abobrinha divina e alho-poró
250g de espaguete integral
1 abobrinha
4 alhos-porós
2 tomates
3 colheres (sopa) de amêndoas
3 fatias de queijo minas
3 colheres de manteiga
½ colher (chá) de açafrão
½ colher (chá) de páprica picante
1 dente de alho
pimentão vermelho
Azeite
Sal
Salsa
Cozinhe e escorra o macarrão. Corte a abobrinha ao meio e depois em tiras longitudinais, desprezando o miolo com as sementes. Fatie o alho-poró diagonalmente (o jeito de cortar não muda o sabor, é só pra ficar mais bonitinho). Refogue o alho e a abobrinha no azeite. Acrescente um pouco de água para cozinhá-la (cerca de ½ xícara). Junte o alho-poró, os temperos, o pimentão e os tomates (picados e sem sementes). Numa frigideira, toste as amêndoas com um fio de azeite e acrescente aos demais ingredientes. Quando o tomate amolecer, junte manteiga. Coloque o macarrão e misture bem. Corrija o sal. Apague o fogo, junte o queijo em cubinhos e a salsa. Abafe por alguns minutos e sirva light pero no mucho.

Um comentário:

  1. vou preparar aqui em casa com certeza! fico feliz em ter contribuído para o cardápio mais saboroso do brasil!!

    ResponderExcluir