quarta-feira, 31 de março de 2010

Quitutes de festa II: pastinhas e torradinhas


Nada mais gostoso e lúdico para acompanhar uma boa conversa, uma boa música e uma boa bebida do que patezinhos cremosos sobre torradinhas crocantes... Deliciosos, eles matam a fome – ainda que em doses homeopáticas – e nos fazem exercitar a união – pois ficamos todos em volta da mesa, cobrindo de patê tantas torradas quantas necessárias para alcançar a saciedade – e o espírito de equipe – à semelhança dos atletas da natação ou do atletismo, temos que nos revezar diante dos potes e bandejas que nos magnetizam em torno dos quitutes. As duas receitas que publicarei a seguir aprendi a fazer em casa. O patê de atum, aprendi com meu pai, desde criancinha. O de ricota, não me lembro de ter visto ninguém fazer, então acho que fui eu que inventei. Na verdade, acho que adaptei do de atum do meu pai – os ingredientes são parecidíssimos... Fiz esses patês no open house da Diana e no aniversário do Andrezinho. Tudo de bom.

Patê de atum
1 lata de atum
3 ou 4 colheres de maionese (a consistência é a gosto)
½ cenoura ralada
2 colheres (sopa) de passas pretas
2 colheres (sopa) cebola roxa picada
salsa
azeite
sal
1 pitada de pimenta caiena em pó (mas ela é difícil de achar, então pode ser a do reino branca em pó)
Escorra a água/ óleo do atum. Se for em pedaços, desfaça com um garfo. Tempere com o azeite, o sal, a cebola e a pimenta. Acrescente a cenoura e as passas e misture. Acrescente a maionese e misture de novo. Junte a salsa picada por último. Sirva cremoso e levemente picante.

Patê de ricota
250g de ricota fresca
3 ou 4 colheres de maionese
1 cenoura ralada
3 colheres (sopa) de passas brancas
1 colher (sobremesa) de mel
salsa
azeite
sal
Esfarele a ricota com um garfo. Tempere com sal, azeite e mel. Acrescente a cenoura e as passas e misture. Acrescente a maionese e misture. Salpique a salsa e misture de novo. Sirva cremoso e levemente adocicado.

Um comentário:

  1. Eu querooo! (E na sua casa! Com milhares de pessoas reunidas em torno da sua mesinha colorida.)

    Beijogigante!

    ResponderExcluir