quarta-feira, 10 de março de 2010

O Pará é aqui


Ufa, quase não deu tempo de falar da Restaurant Week... mas ainda dá pra falar – e pra comer. Até o dia 14 de março, 200 restaurantes de São Paulo oferecem entrada, prato principal e sobremesa por R$ 27,50 no almoço e R$ 39 no jantar. Coisa fina. No domingo, fui jantar no Amazônia, casa especializada na culinária paraense. Nossa Senhora do Carimbó, que comida boa!

O chef Paulo Leite apresenta os sabores de sua terra, ao mesmo tempo, com simplicidade e sofisticação, honestidade e delícia. Comi casquinha de caranguejo – que é parecida, mas mais suave do que a de siri – e filé de pirarucu com purê de banana da terra (foto) – sensacional, leve, macio e bem temperado peixe amazônico com uma guarnição docinha e cremosa, acompanhados de um arroz soltinho. Nem precisava, mas ainda tinha sobremesa: pudim de tapioca. Minhas amigas pediram o perfumado creme de cupuaçu. Ah, e pra beber, sucos de frutas típicas – cupuaçu, graviola e taperubá; também servidas em forma de sorvete – além de long necks de Cerpa, a autêntica cerveja paraense. Vale muito a pena, durante ou fora da Restaurant Week.

Muitos críticos consideram a culinária paraense a mais representativa do Brasil, pela forte influência dos hábitos alimentares indígenas mesclados às tradições e reinvenções portuguesa e africana. Fernanda Felicioni entrevistou o chef Paulo Leite no Território Musical, sobre a culinária regional brasileira e as relações entre comida e cultura. Para ouvir, clique aqui. Fui eu que produzi, vale a pena ouvir... rsrs...

Serviço: Amazônia – Rua Rui Barbosa, 206, Bixiga, São Paulo/SP. Fone: (11) 3142-9264

2 comentários:

  1. Hummmm..
    Eu quem o diga! Delíciaaaaaaaaaa!
    E o creme de cupuaçu? E o pudim de tapioca?
    Essa comida é de outro mundo..Adorei!
    bjus
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. mais uma delícia!! adoro a cozinha paraense. estive, por duas vezes, em uma pequenina cidade amazônica do pará chamada juruti. da segunda estada às margens do rio-mar foi que tive tempo de provar as iguarias do lugar. tomei o glorioso tacacá e preparei (isso mesmo, tive esse privilégio!) um delicioso filé de pirarucú recém pescado, super fresco, super carnudo, super suculento! para acompanhar a nobre carne de água doce que assei fiz dois molhos, um de castanha do pará e outro de pimenta de cheiro (aliás, essa pimenta é a coisa mais cheirosa do mundo - tem um cheirinho de mulher assanhada!)
    adorei relembrar esses aromas e gostos nesse post. quando for a sampa, quero que você me leve a esse divino restaurante.

    ResponderExcluir