quinta-feira, 22 de abril de 2010

De graviola a sapotille, da Colombia a Réunion


Gente: meu mousse de graviola não é lindo? É lindo e gostoso também.

Então, como havia anunciado, esse domingo fizemos o Colombo de Poulet e mousse de sapotille, por aqui conhecida como graviola. Do Colombo de Poulet, de verdade, não gostei. Vou tentar fazer de novo e, se der certo, publico a receita. Já o mousse de graviola... merveilleux!!!

Foi assim: eu, nessa minha constante busca pelos sabores e saberes créoles, encontrei um chef que se chama Christian Antou, da ilha de Réunion. Réunion é um território francês ultramarino, na África, do lado de Madagascar. O site dele é esse aqui. Foi nesse sítio que encontrei a receita do mousse de sapotille.

Depois de identificar os ingredientes necessários, Fred e eu fomos ao Mercado Municipal procurá-los, inclusive, a protagonista graviola. Mano do céu, quase infartei: a graviola é vendida a preço de ouro. Quinze reais o quilo! E cada fruta deve ter uns 3 quilos, é quase uma jaca!!! Depois de recomposta do susto – e perguntando o preço em absolutamente todas as barracas de frutas – encontramos um gentil feirante que nos ofereceu sua última graviola, digamos, excessivamente madura, por 10 reais, sem nem pesar. Topamos, mesmo que estivesse começando a estragar – o que, de fato, estava – compensava. Fiquei até às 4 horas da manhã de sábado tirando os caroços da polpa da graviola – o que adorei fazer, super terapêutico. É tipo o bacalhau, que você tem que chafurdar a mão pra desfiar, sabe? Delícia. Bem, tôl um pouco tagarela hoje, vou passar logo à receita. Beijo, beijo.

Mousse de graviola

1 graviola
500 ml de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
suco de 1 limão
um pouquinho de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Corte a graviola no meio no sentido logitudinal. Retire aquele negócio que tem no meio e parece uma estaca. Tire os caroços da polpa, um por um. Bata (levemente, alguns pedaços podem ficar inteiros) a polpa no liquidificador com um pouquinho de água. Misture a polpa batida com o leite condensado. Junte o suco de limão e mexa. Hidrate e leve ao fogo a gelatina em 12 colheres de água. Quando ficar morna, junte ao creme de graviola. Enquanto isso, bata o creme de leite fresco na batedeira até virar chantilly. Junte o chantilly ao creme de graviola já com a gelatina incorporada. Misture levemente. Leve para a gelar durante 10 horas. Sirva gelado, doce, mas levemente azedinho, fofo, cremoso e desmanchando na boca.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. heheheheh quem mandou morar em são paulo, a graviola no pará sai "na faixa" como vcs aí de sp dizem, né?

    bjão maninha.

    ps: então da próxima vez que vc vier pra cá vou até trazer algumas pessoas pq nem vale a pena mais ir a restaurante caro pra fazer uma boa impressão. Jah vou ter isso em casa ehehehe

    ResponderExcluir