sábado, 17 de abril de 2010

Enquanto o poulet não vem...


Resolvi ir esquentando as panelas antes do poulet colombo e preparei essa receita aqui na quarta: camarão apimentado com arroz de coco. Coisa fina.

Como já disse, minha mãe é muito versada em frutos do mar, mas eu estou aprendendo a fazer agora. Essa receita fui eu que inventei, mas a partir do que vi minha mãe fazer e experimentando combinações com outros ingredientes. Minha mãe disse que minha avó fazia muito arroz de coco e feijão de coco, e que ela detestava e que meu tio China adorava. Tentei a receitinha da vovó e não me arrependi: ficou mara, harmonia dos deuses entre a tensão da pimenta e o conforto do leite de coco...

Meu camarão, un peu créole
18 camarões limpos e sem casca
½ colher (chá, rasa) de cominho
1 colher (sopa) de folhas de coentro picadas
1 colher (chá) de sementes de coentro
1 dente de alho amassado ou picado
1 pitada de cúrcuma
1 pitada de páprica picante
1 pitada de pimenta caiena
1 colher (chá) de pimenta preta em grão
sal
azeite
Tempere o camarão com todos os ingredientes, menos a pimenta preta. Deixe descansar por pelo menos uma hora. Numa frigideira, aqueça o azeite com a pimenta preta. Frite os camarões. Sirva picante, sobre o arroz de coco.

Arroz de coco
1 de xícara de arroz jasmine
1 e ½ xícara de água
½ de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de cardamomo em pó
sal
óleo (de milho, girassol ou canola)
Numa panela, aqueça o óleo e acrescente o arroz lavado. Refogue um pouco, junte a água e o leite de coco. Corrija o sal. Cozinhe até secar a água. Acrescente a manteiga, mexa e desligue o fogo. Misture o cardamomo. Sirva quentinho e macio sob o camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário